DengueTech
x
Por: Denguetech
É muito importante estar atento aos cuidados necessários para evitar os focos da dengue na sua casa ou trabalho. Além dos lugares mais lógicos e visíveis, existem muitos outros que acumulam água e você nem imagina! Saiba já quais são!

A dengue está se tornando cada vez mais o assunto de destaque na mídia e é considerada uma das doenças mais perigosas da atualidade, pois pode até levar à morte. Sendo assim, é muito importante estar atento aos cuidados necessários para evitar os focos da dengue na sua casa ou trabalho. Além dos lugares mais lógicos e bem visíveis que já sabemos, como caixas d’água, pneus e garrafas, existem muitos outros que acumulam água e que se tornam focos da dengue e você nem imagina!

Para te ajudar a ficar antenado com os cuidados para combater a dengue, separamos os lugares mais inesperados em que o Aedes aegypti pode colocar seus ovos. Ficou curioso? Então confira já a nossa lista:

1- Vasos sanitários com pouco uso

Se na sua residência há mais de um banheiro e, com isso, vasos sanitários que não são tão usados durante o dia a dia, recomenda-se que se dê descarga 2 vezes por semana. Assim, você evita que os mosquitos se reproduzam. Caso você queira contar com mais comodidade e proteção, é só colocar ½ tablete de DengueTech no vaso para contar com uma proteção por até 60 dias, ou até que seja dada descarga.

2- Trilho do box do banheiro

Esse é o lugar que com certeza nem passa pela sua cabeça, mas é bem comum acumular água. Por ser bem pequeno e estreito, quase não dá para perceber. Mas, é preciso ficar atento. Como é de difícil acesso para a retirada da água, o ideal é sempre manter esse local limpo e com o dreno desobstruído. Se você não conseguir drenar a água que para no trilho busque ajuda, conte com o DengueTechSaiba mais sobre o produto e sua aplicação aqui.

3-  Porta escova de dentes

Para impedir o acúmulo de água nesse local, é importante sempre secar bem as escovas após o uso e verificar periodicamente se há água parada no recipiente, além de mantê-lo limpo. Você ainda pode optar por modelos com furo, ou até mesmo furar o seu porta escova. Saiba que é muito mais comum encontrar larvas de Aedes nesse ponto do que as pessoas imaginam!

4- Bandeja de ar condicionado

A bandeja onde a água do dreno ou da condensação do ar condicionado é depositada merece atenção. Certamente isso nem passou pela sua cabeça, né? Mas, este pode ser um dos lugares ideais para criação do mosquito pois muitas vezes é uma fresta, quase inacessível. Então, a dica é: verifique sempre se a bandeja está com boa drenagem para eliminar a água que fica parada e a mantenha bem limpa. No ar-condicionado portátil, esvazie a água acumulada pelo dreno manual que fica na parte de baixo. E se precisar, conte com o DengueTech.

5- Bandeja da geladeira frost free

A bandeja que fica atrás da geladeira também acumula água e pode ser um dos focos do mosquito da dengue. Já que não é possível retirá-la sempre para o despejo da água, nem é confortável arrastar a geladeira 2 vezes por semana, recomenda-se que você aplique produtos que evitam a proliferação das larvas do Aedes. Como o lugar é de difícil acesso, você pode colocar 1/2 tablete de DengueTech a cada 60 dias, e transformar sua geladeira criadouro numa armadilha contra o Aedes!

6- Filtro d’água

Sabe quando você vai pegar água no filtro e sempre derrama um pouquinho naquela “grelha” em que você coloca o copo? Então, lá também acumula água, principalmente se for de uso público, onde muitas pessoas se servem por dia, como nas empresas, escolas, igrejas, etc.. Lembre-se de esvaziar e escovar 2 vezes por semana estes recipientes, ou colocar 1/2 tablete de DengueTech a cada 60 dias.

7- Garagem, lajes e calhas

Sempre que chover, certifique-se que não ficaram poças de água na laje e na garagem da sua residência. Se empoçar, puxe a água com um rodo, deixando-o mais seco possível. Já as calhas, limpe-as semanalmente, pois costumam acumular folhas que impedem a drenagem da água. Se precisar, conte com o DengueTech.

8- Brinquedos espalhados pelo quintal

Há brinquedos que possuem facilidade em acumular água, como: baldinhos de praia, carrinhos, bonecas e panelinhas. Além de se tornarem focos do mosquito da dengue, a água acumulada e suja também oferece riscos aos pequenos. Por isso, depois de brincar, é importante que a criançada guarde os brinquedos longe da chuva. Com uma atitude simples assim, eles podem desde cedo cuidar de toda a família.

9- Plantas

Todo mundo sabe que o pratinho da planta acumula água, mas você já reparou que algumas plantas também acumulam água? É o caso das bromélias, por exemplo, que armazenam água entre suas folhas. Para essas espécies, o jeito é virar a planta de lado após a chuva, para que a água caia, ou aplicar ½ tablete de DengueTech.

10- Pratinho de água dos animais de estimação

 O ideal é que toda vez que você for trocar a água do seu pet, você lave e escove as laterais do potinho com escova,  assim você garante que não ficaram ovinhos do Aedes na parede do recipiente. Agora, se você não consegue trocar a água do seu bichano regularmente, aposte no DengueTech. Sim, isso mesmo. O DengueTech não faz mal para o meio-ambiente, nem para animais de estimação e mata centenas de larvas de Aedes.

Pronto! Agora você já sabe quais são principais esconderijos das larvas do mosquito da dengue e pode se prevenir contra a doença. Lembrando que em todos esses lugares, além de evitar o acúmulo de água, também é recomendado o uso de produtos como o DengueTech, que elimina as larvas por até 60 dias. Basta depositar ½ tablete para lugares que acumulam até 5L de água, ou 1 tablete para recipientes de até 50L . 

Para continuar por dentro de várias dicas sobre dengue, cuidados e tratamento, acompanhe nosso blog.