DengueTech
x
Por: Denguetech
As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são muito perigosas e as principais delas são: Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus. O alerta é redobrado para as grávidas, pois durante a gravidez, os riscos dessas doenças se potencializam e causam diversas complicações para o bebê e também para a mãe. Saiba mais!

Já falamos aqui no blog como as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti são muito perigosas e também sobre os cuidados necessários para evitá-las. As principais delas são: Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus.

E o alerta é redobrado para as grávidas, pois durante a gravidez os riscos dessas doenças se potencializam e causam diversas complicações para o bebê e também para a mãe.

Riscos da dengue na gravidez

Dengue na gravidez é assunto sério. Durante os três primeiros meses de gestação, pode ocorrer ameaça de abortamento. Já nos meses finais da gestação, em quadros mais graves da doença, pode haver hipertensão gestacional e até deslocamento prematuro da placenta. No caso do Zika Vírus, por exemplo, a doença pode causar Microcefalia, prejudicando a formação do cérebro e, consequentemente, interferindo no tamanho da cabeça da criança. Por isso, é indispensável que a sua gestação seja acompanhada por um médico para que seja monitorada e saudável.  

Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Enny Paixão, epidemiologista do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz Bahia), o contágio de Dengue durante a gestação aumenta em até três vezes o risco de morte da mãe, que é a chamada de “Morte Materna”.

Com os cuidados necessários, essas doenças podem ser prevenidas  e controladas. Sendo assim, nós vamos te dar algumas dicas de como evitar a Dengue na gravidez, identificar os sintomas e, assim, procurar o quanto antes o tratamento adequado. Confira!

Como evitar a Dengue na gravidez

Os cuidados com a Dengue devem ser tomados durante todo o ano, mas é preciso ainda mais atenção durante o verão, período em que o mosquito se reproduz com maior facilidade. Sendo assim, você pode se prevenir do mosquito com alguns cuidados simples:

  • Evite o acúmulo de água nos ambientes que estiver e também use produtos que matam as larvas do mosquito em lugares onde a água pode se acumular por mais de três dias, como ralos com pouco uso e vasos de flor de corte. Eles são ótimos aliados para combater a Dengue. Saiba mais sobre eles aqui.

 

  • Use telas nas janelas e mantenha as portas e janelas fechadas, quando possível, para evitar a entrada do mosquito na sua residência ou trabalho.

 

  • Busque por repelentes que podem ser usados por gestantes.

 

  • Use roupas claras, largas e refrescantes, mas que cubram ao máximo as partes do corpo,  pois o mosquito é principalmente atraído por cores escuras e também por altas temperaturas.

 

  • Evite lugares com aglomerações de pessoas.

 

Quais são os sintomas de Dengue na gravidez?

Nas grávidas, os sintomas são basicamente os mesmos apresentados nas demais pessoas. Mas vale ressaltar que nem sempre eles aparecem, então, pode ser que o contágio não seja percebido sem uma avaliação médica e realização de exames. Sendo assim, é importante ter sempre acompanhamento com o seu médico durante toda a gestação para estar bem informada sobre a sua saúde e do seu bebê.

Para ficar atenta, aqui vão os principais sintomas da Dengue na gravidez:

  • Febre de média a alta;
  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Dor muscular e abdominal;
  • Dores articulares, principalmente das mãos e pés;
  • Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;
  • Irritação nos olhos (conjuntivite leve);
  • Diarreia;
  • Pequenas feridas na boca.

Se você quer saber mais sobre dicas de como eliminar o mosquito da Dengue, acompanhe o nosso blog e garanta a sua segurança e de toda a família.

Powered by Rock Convert