Com a chegada do verão, os cuidados com a Dengue devem ser redobrados. Então, confira aqui quais são as principais doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e como evitá-las.
Já falamos aqui no blog DengueTech que os cuidados com a Dengue devem ser praticados durante todo o ano, mas mais ainda com a chegada do verão. Pois é nesse período do ano que as chuvas se tornam mais frequentes, facilitando o acúmulo de água parada – ambiente perfeito para a reprodução das larvas do mosquito Aedes aegypti. Ele é transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zika, doenças que podem até mesmo levar à morte.
Para você ficar bem informado durante o verão e bem longe das doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, nós reunimos aqui as principais informações sobre elas, como contágio, sintomas e prevenção. Confira:
Prevenção
Um só mosquito pode transmitir as quatro doenças simultaneamente, por isso, a principal prevenção é acabar de vez com o Aedes aegypti. As larvas do mosquito se multiplicam rapidamente onde há o acúmulo de água. Por isso, é importante evitar lugares onde possa acontecer essa proliferação. Você pode fazer isso com atitudes simples, como colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, deixar garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água virados para baixo e, ainda, contar com a ajuda de produtos específicos para matar as larvas do mosquito da Dengue. Você pode conferir alguma dicas sobre isso aqui.
Dengue
A Dengue é uma das principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os seus principais sintomas, estão:
- Febre alta, normalmente acima de 38.5ºC
- Dores musculares intensas
- Dor ao movimentar os olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Chikungunya
O período de incubação da Chikungunya leva em torno de 12 dias. Normalmente, é só depois de quase duas semanas da picada do mosquito que os sintomas começam a aparecer. Os principais deles são:
- Febre
- Dores intensas nas juntas
- Pele e olhos avermelhados
- Dores pelo corpo
- Dor de cabeça
- Náuseas e vômitos
Febre Amarela
Existem dois tipos de Febre Amarela: a urbana e a silvestre. A urbana é o tipo transmitido pelo Aedes aegypti, esse inimigo que vive perto da gente nas cidades; já a silvestre é causada pela picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe, vetores que preferem viver nas matas. Confira abaixo os principais sintomas:
- Início súbito de febre
- Calafrios
- Dor de cabeça intensa
- Dores nas costas
- Dores no corpo em geral
- Náuseas e vômitos
- Fadiga e fraqueza
Zika Vírus
Assim como as demais doenças citadas, o Zika Vírus também é transmitido pelo Aedes aegypti. Normalmente seus sintomas tem baixa intensidade:
- “Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias
- Febre baixa, muitas vezes não sentida
- Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção
- Mialgia e dor de cabeça
- Dor nas juntas
Agora você já sabe como reconhecer as doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue e pode ficar atento aos sintomas para um rápido diagnóstico e tratamento. Se você quer continuar bem informado sobre como combater a Dengue, acompanhe o nosso blog.