DengueTech
x
Por: Denguetech
Você já sabe a dengue, chikungunya, zika e febre amarela são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, certo? O que pouca gente sabe é que este mosquito também transmite outras 21 doenças que não são tão conhecidas, mas são muito perigosas.

Você já sabe que o Aedes aegypti é o transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, certo? O que pouca gente sabe é que este mosquito odioso também transmite muitas outras doenças que não são muito divulgadas e nem conhecidas pela população.

Já sabemos que dengue é coisa séria, mas é importante estar ciente que as demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também são tão ou mais sérias do que essas que já circulam pelo Brasil, pois podem machucar, deixar sequelas e matar mais ainda. Não podemos deixar que elas cheguem e se espalhem por aqui, e essa é uma tarefa para todos nós.

Essa capacidade do Aedes de transmitir tantas doenças, faz com que ele seja conhecido como um vetor muito competente. Competente para transmitir doenças. Por enquanto é sabido que são até 25 doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Mas, todos os dias estamos aprendendo mais e nos surpreendendo com esse mosquito vilão.

O pior é que, além das doenças que já circulam por aqui e falamos acima, pouca gente sabe que, nas últimas décadas, houve relatos de surtos de, pelo menos, 4 doenças novas (que estão no grupo dessas 25 doenças transmitidas pelo Aedes aegypti). Ou seja, a divulgação das demais doenças existentes é algo muito importante a ser feito, para que todos tenham conhecimento e façam sua parte no combate ao mosquito da dengue. O infográfico abaixo conta quais são elas e por onde circulam:

É preocupante mesmo! Vale lembrar que a Chikungunya não circulava em nosso país antes de 2015 e a Zika também não era conhecida entre nós antes de 2016. E é importante o registro histórico, em face ao pouco conhecimento humano sobre essas e outras doenças. A Zika era, até pouco tempo, considerada a arbovirose “leve” perto da Dengue e Chikungunya. E hoje, só de casos confirmados de Microcefalia, contam-se ao menos 3.279 (Boletim epidemiológico 54, volume 49, dez/18). E sabemos que esse vírus causa outras formas de comprometimento da saúde das crianças e de adultos também!

Não dá para brincar com o Aedes. Vale tapa, raquete e DengueTech! O importante é todo mundo combater esse mosquito sem trégua, lançando mão de todas as maneiras conhecidas para eliminar esse vetor tão competente. Nós podemos o vencer!

Para ficar por dentro de mais dicas para combater o mosquito da dengue, acompanhe o nosso blog DengueTech.