Search
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Dengue no Inverno

A Dengue no inverno acontece e é mais comum do que você imagina! Muita gente acha que o mosquito da dengue não sobrevive em temperaturas mais baixas e, por isso, a dengue acaba no inverno, mas isso não passa de um mito. A verdade é que a dengue, assim como as outras doenças transmitidas pelo Aedes, ocorrem durante todo o ano. Mais um motivo para ficarmos sempre de olho!

Dengue, Zika, Chikungunya e muito mais!

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Além da dengue, este terrível mosquito ainda transmite Zika, Chikungunya, Mayaro e muitas outras doenças. Então, para diminuir a circulação dessas doenças, é preciso que todos se engajem e se comprometam a eliminar o mosquito e seus criadouros, que é onde os ovos são colocados.

Inverno tropical

Quando pensamos no Brasil, é preciso lembrar que inverno não significa necessariamente frio, e grande parte do território nacional (regiões norte, nordeste e centro-oeste) sofrem apenas uma pequena diminuição de temperatura entre os meses de junho e setembro. Então,  nestes locais, a proliferação do Aedes se mantém viável – e consequentemente a circulação das doenças transmitidas também ocorre. Mas e em regiões que faz frio mesmo? Bom, primeiro, são poucas as regiões do Brasil que tem inverno rigoroso, mesmo na região sul e sudeste é comum que só tenham duas ou três semanas de frio intenso durante toda a estação. Mesmo nos locais em que o inverno é bem marcado, é sim possível o Aedes sobreviver, como veremos abaixo.

Dengue no frio

O mito de que a dengue no inverno para de circular está principalmente relacionado a dois fatores. O primeiro, é porque muita gente acredita que o mosquito da dengue não sobrevive às baixas temperaturas, comuns nessa época do ano em algumas regiões do país. O segundo motivo, é porque com a chegada do inverno as chuvas diminuem e, portanto, há menor oferta de criadouros para o mosquito.

De fato, quando ocorre a diminuição das chuvas, há menor oferta de criadouros para o Aedes – em especial dos criadouros naturais, aqueles comuns da natureza (troncos, pedras, folhas secas, flores) que juntam água, mas isso não significa que o mosquito fique sem opções. No próximo tópico você vai descobrir o que o mosquito faz para encontrar criadouros perfeitos para seus ovos.

Já em relação ao frio, é importante dizer que já foi registrada a presença de mosquito da dengue acima de 2.200 metros de altitude na Cordilheira doas Andes, na Patagônia e até no Alasca, o que prova que o frio não é suficiente para matar esse inseto. O que pode acontecer é que durante períodos mais frios as larvas do mosquito podem demorar mais para se desenvolver ou até mesmo morrerem, isso claro, se o Aedes não encontrar um lugar mais quentinho para colocar seus ovos…

Frio lá fora, quentinho em casa!

Se a oferta de criadouros naturais está mais baixa, isso não é problema para o Aedes. Basta ele olhar para dentro das nossas casas, um verdadeiro prato cheio para o mosquito colocar seus ovos. Seja no famoso pratinho de planta ou vaso de flor de corte, seja naqueles criadouros menos conhecidos por nós como a bandeja da geladeira frostfree e o ralo com pouco uso, fato é que sempre há um recipiente suficiente para o mosquito fazer a festa!

Os benefícios para o Aedes não param por aí: mesmo com o frio lá fora, é difícil que as temperaturas dentro de casa caiam muito, então as larvas podem se desenvolver normalmente e, o pior, bem pertinho da gente, assim, quando virarem mosquito, já estarão perto de seu alimento preferido: o sangue humano.

Ovos resistentes: a arma secreta do Aedes

Todos nós sabemos que o Aedes precisa de água para colocar seus ovos, pois é só quando ele entra em contato com a água que a larva nasce. Mas… e se o mosquito colocar seus ovos e não tiver água por perto? Sorte do Aedes, azar o nosso: os ovos do mosquito podem sobreviver por mais de um ano sem água! Isso é tempo de sobra para esperar a próxima chuva ou gota d’água cair e, assim que o ovo entrar em contato com a água, a larva irá nascer. O pior de tudo é que ovos de mosquitos infectados também podem nascer com o vírus da doença, então basta um ovinho para iniciar um novo surto no ano seguinte.

DengueTech o ano todo: a nossa arma secreta

O cenário parece complicado, não?! E é mesmo, o mosquito da dengue é mais esperto do que parece!

Como então podemos ficar livres deste petulante mosquito? Não tem jeito, é preciso cuidar o ano todo e melhor forma de combate ao mosquito é acabar com seus criadouros. O problema é que depois de eliminar todos os criadouros possíveis, sempre sobram alguns que não queremos ou não podemos remover, certo?! É justamente nessa hora que o DengueTech entra em ação.

O DengueTech é a nossa melhor arma contra o Aedes, e o melhor, ecologicamente correta! À base de BTI, basta aplicar o tablete de DengueTech onde a água pode parar e assim, contar com 60 dias de proteção. O DengueTech mata as larvas do Aedes em poucas horas, não gera resistência no mosquito, não desequilibra o meio-ambiente, não faz mal para humanos e é muito fácil de usar!

Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe este post com seus amigos e vizinhos, assim você garante que sua comunidade fique mais protegida! Para adquirir o seu DengueTech, clique aqui.

BUSCA RÁPIDA

Search