DengueTech
x
Por: Denguetech
Dengue é o assunto mais comentado nos últimos dias, principalmente porque é no verão que o mosquito Aedes aegypti se reproduz com mais facilidade. Sendo assim, para te ajudar a ficar bem informado sobre a doença, se prevenir da melhor forma e se atentar aos sintomas, nós separamos 5 mitos e verdades sobre a Dengue. Confira!

Dengue é o assunto mais comentado nos últimos dias, principalmente porque é no verão que o mosquito Aedes aegypti se reproduz com mais facilidade, por conta das altas temperaturas e acúmulo de água da chuva em pratos de plantas, garrafas, entre outros. Sendo assim, para te ajudar a ficar bem informado sobre a doença, se prevenir da melhor forma e se atentar aos sintomas, nós separamos 5 mitos e verdades sobre a Dengue. Confira:

É possível pegar dengue mais de uma vez? – VERDADE

A Dengue, como já falamos aqui, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui 4 tipos, que são: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Sendo assim, uma pessoa só pode ser infectada por um tipo de dengue uma única vez e fica imune a esse vírus pelo resto da vida, porém, pode contrair os demais. Muitas vezes, o segundo contágio tende a ser mais grave e perigoso do que o primeiro. Para saber mais sobre a doença, leia já o nosso post no blog.

É possível eliminar todos os criadouros? – MITO

Muitas pessoas acham que ao eliminar a água parada de recipientes como, pratos de vasos de plantas, pneus, garrafas, calhas, por exemplo, estão livres do mosquito da dengue. Mas não é bem assim. Mais que isso, é fundamental manter limpo esses locais, pois, de acordo com especialistas, os ovos do Aedes se mantém vivos por mais de um ano sem água.

Além disso, uma outra alternativa para garantir que a larva do mosquito não se multiplique, é usar produtos que eliminam as larvas, como o DengueTech, que é uma pastilha à base de BTI, uma substância totalmente sustentável e que não causa danos aos seus usuários. Basta colocar o tablete onde acumula ou pode acumular água. 1 tablete para 50L de água, 1/2 tablete para 5L de água. Para saber mais sobre ele, clique aqui.

Existem pessoas imunes à dengue? – VERDADE

Na verdade, o que acontece é que, em alguns casos, a pessoa pode pegar dengue e não manifestar nenhum sintoma, pois às vezes a doença é assintomática. Com isso, a pessoa só descobre depois que teve o vírus, geralmente quando é contagiada com outro tipo de dengue. No momento do diagnóstico é possível constatar se houve contato com a doença mais vezes anteriormente. Como já falamos aqui no blog DengueTech, os sintomas mais comuns da dengue, são: dores no corpo, febre alta e manchas avermelhadas na pele. Para saber mais sobre todos eles, confira o nosso post sobre o assunto.

Estamos livres da dengue no inverno? – MITO

Os surtos de dengue acontecem tipicamente no verão, pois o mosquito tem mais facilidade de se reproduzir em altas temperaturas e também por conta do aumento das chuvas, que fazem o acúmulo de água ser mais frequente. Porém, é necessário continuar atento durante o inverno, pois durante este período, as larvas da dengue ficam hibernadas e prontas para entrarem em ação no verão.

É importante dizer que os ovos do Aedes sobrevivem sem contato com a água por mais de um ano, mas, assim que entram em contato com a água eles vão eclodir. Além disso, o mosquito da dengue também se mantém se mantém fortalecido durante o inverno, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.

A dengue pode ser tratada? – VERDADE

Até hoje não existe no mercado medicamentos produzidos especialmente para a cura da dengue. Quando a dengue não evolui para quadros mais críticos, ela é curada em aproximadamente 7 dias, tempo que o vírus leva para encerrar seu ciclo.

Durante o período de enfermidade, é importante seguir a recomendação médica e tratar os sintomas para evitar que o quadro evolua para uma situação crítica e para evitar doenças oportunistas, que se aproveitam do sistema imunológico debilitado. Ao fazer o acompanhamento médico, aumenta-se a chance de cura da dengue, mas todo cuidado é pouco. A dengue mata e muitas pessoas chegam a ir até mesmo para UTI por conta da doença. Por isso, em caso de suspeitas de dengue, procure imediatamente assistência médica.

Se você quer saber mais sobre como se prevenir da dengue, acompanhe as nossas dicas no blog.