DengueTech
x
Por: DengueTech
Dengue, Zika e Chikungunya: o que todas essas doenças têm em comum, nós já sabemos: são transmitidas pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Mas será que o mosquito prefere mulheres? Existem grupos mais vulneráveis às doenças?

Dengue, Zika e Chikungunya: o que todas essas doenças têm em comum, nós já sabemos: são transmitidas pelo Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Mas será que o mosquito prefere mulheres? Existem grupos mais vulneráveis às doenças?

Crianças

Quem tem criança em casa, sabe o quanto os pequenos não param! É parquinho, escola, quintal, casa dos avós… E toda essa circulação por diferentes ambientes aumentam as chances de picadas, ainda mais por andarem com braços e pernas expostos e calçado aberto ou descalços.

Além de estarem mais sujeitas às picadas, crianças pequenas, com até dois anos de idade, merecem cuidado redobrado. Os estudos apontam que o Zika vírus tem nos tecidos neuronais jovens o seu ambiente ideal de desenvolvimento, e nesta faixa etária ainda há grande desenvolvimento desses tecidos nas crianças. Os estudos ainda não são conclusivos, mas a recomendação é que aumente as medidas de prevenção.

Gestantes

Infelizmente não é só a Zika que pode afetar o bebê. Grávidas que contraem dengue tem maior risco de aborto, parto prematuro e até mesmo de morte materna, de acordo com o estudo coordenado pela epidemiologista Enny Paixão, você pode clicar aqui para saber mais sobre a dengue em gestantes. Estudos recentes também apontam que a Dengue na gestação aumenta em 50% o risco de má-formação do cérebro do bebê.

Mulheres

Não é regra, mas no geral estão mais habituadas a expor braços, pernas e pés. Por usarem vestidos, saias, blusas de alça e sandálias, acabam aumentando as chances de serem picadas. Isso não tem a ver com o gênero da pessoa e sim com a facilidade do mosquito em encontrar pele descoberta para picar, o que também é facilitado pela ausência de pelos.

Idosos

Por vezes já possuem outras doenças e saúde mais debilitada. Estas enfermidades limitam a capacidade de reação do organismo num quadro clínico de arboviroses. No caso da dengue, aumenta-se o risco de dengue com sinais de alarme e dengue grave.

Agora que você já sabe quais os grupos mais vulneráveis ao mosquito da dengue, confira nosso post sobre locais que são focos do mosquito e pouca gente sabe.

Ajude a sua comunidade a ficar mais segura compartilhando este post com seus amigos, familiares e vizinhos.  

Powered by Rock Convert